(+351) 91686.0708 / (31) 99798-2208 WhatsApp renatacrispadua@gmail.com
Escolha uma Página

Se você é novo no mundo do marketing digital, provavelmente já se deparou com essas três letras — CTA — e se perguntou o que isso significa!

As coisas podem começar a fazer mais sentido quando eu disser que, em marketing e vendas, uma chamada de ação é, na verdade apenas uma sigla para a frase “call to action”, uma prática de marketing de longa data. 

Dependendo da sua idade, você provavelmente já viu CTAs em ação de muitas formas diferentes ao longo da evolução da mídia.

Mas afinal, o que é um CTA? O que essa sigla realmente significa? Você vai entender no artigo de hoje!

Continue lendo!

Então… O que é um CTA?

Call to action, também conhecido como “chamada à ação”, é uma parte do conteúdo, como um texto (ou um botão), que incentiva o público a concluir uma determinada tarefa. 

É uma ferramenta especialmente poderosa em marketing digital para converter um usuário, leitor ou público em geral em um lead sólido que acabará se transformando em uma venda. 

É uma etapa importante no início da jornada do comprador e pode ser usada para incentivar uma variedade de ações diferentes, dependendo de qual é o objetivo imediato.

As frases de CTA vêm em uma variedade de formas, mas, as mais comuns de usá-las são em um formulário de aceitação, um botão clicável ou nas mídias sociais.

As frases de ação mais comuns usadas na Internet são:

  • se inscreva;
  • saiba mais;
  • iniciar;
  • experimente grátis;
  • clique aqui.

Por que é importante usar um CTA?

Um call to action é como uma ponte que conecta os usuários aos próximos estágios do funil de vendas.

Se você já conhece um pouco sobre Inbound Marketing, sabe que o funil de vendas é uma das principais estratégias para converter usuários e gerar vendas, certo?

Mas a pessoa que navega na Internet e chega ao topo do seu funil não sabe que tem um caminho a percorrer. Para se tornar cliente do seu negócio, o leitor precisa de uma “mão”, ou seja, um incentivo para continuar entrando no funil de vendas.

É aí que entra o CTA, com uma função muito importante, de orientar os usuários, passo a passo, até o objetivo final.

Uma chamada de ação está diretamente relacionada ao aumento nas conversões e, consequentemente, nas vendas.

Como redigir uma chamada de ação

Uma frase de CTA pode ser usada de muitas maneiras diferentes, em uma postagem de blog, na página inicial do seu site, nas redes sociais ou em um e-mail marketing. Portanto, o texto e o tom de voz podem variar, dependendo do objetivo final. Não importa onde você escolha incluir seu CTA, existem algumas diretrizes a serem seguidas:

Use frases de ação: deixe bem claro a ação que você quer que o leitor realize. Embora ser atraente e cativante possa ser tentador, não resultará em nenhuma conversão se o leitor não souber o que fazer. 

Use números no CTA: é interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo. Assim, uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. Por exemplo, “ganhe agora 15% de desconto” ou “compre hoje por apenas R$20,00”.

Crie um senso de urgência: sem um senso de urgência, é fácil para o público adiar a ação por completo. Chame a atenção do leitor para a natureza urgente do que você está oferecendo. Pode ser um incentivo de referência, como um grande desconto em um produto, ou conteúdo valioso que pode ajudar clientes em potencial.

Design cuidadoso: os detalhes são muito importantes e podem fazer grandes diferenças nos resultados. Cores transmitem diferentes significados e sensações, portanto, têm efeitos muito diferentes. Escolher o melhor local para o botão também é fundamental. Deve atrair a atenção sem incomodar.

Se você seguir essas diretrizes básicas, mas, eficazes, aumentará a taxa de conversão de sua frase de CTA. Agora, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de chamada de ação!

Exemplos de CTAs

Estas são algumas das frases que você pode usar em sua chamada de ação, mas lembre-se de que você deve sempre adaptá-las à sua marca e ao seu público:

Para solicitar mais informações. 

  • quero saber mais;
  • Fale agora com um especialista;
  • consulta gratuita;
  • estou interessado;
  • descubra mais;

Para um produto ou download

  • quero comprar agora!
  • reserve agora;
  • baixe o e-book grátis;
  • aprenda (a administrar suas redes sociais por apenas R$5,00, por exemplo);
  • WordPress com 20% de desconto;
  • faltam apenas 2 dias.

Para um curso ou um evento

  • Inscreva-se já;
  • reserve o seu lugar;
  • quero adquirir o curso.

Por uma oferta

  • teste grátis por 30 dias;
  • ganhe um desconto de 40% agora;
  • economize R$20,00 na sua compra;

Análise de resultados para garantir o sucesso

frase de CTA também é uma ferramenta muito valiosa, pois permite que você acompanhe o comportamento do usuário. Saber o que o seu potencial cliente faz e deseja, é o que determina o sucesso final da campanha.

Por isso, é imprescindível realizar sempre uma medição dos efeitos e resultados dos CTAs: testar os dados e tirar conclusões são práticas que permitem otimizar os apelos à ação e atingir os objetivos de forma satisfatória.

Devemos lembrar que o testedeve ser constante, pois o que funciona hoje pode ter mudado amanhã. Ficar constantemente atualizado é inerente ao mundo online!

Teste A / B

Se quiser otimizar seu CTA, você pode tentar uma destas ideias:

  • mude a cor do CTA;
  • modifique o texto;
  • mude a localização da frase do CTA;
  • redimensione o botão;
  • adicione ou remova um ícone, por exemplo, uma seta;
  • altere a animação do botão. 

Mas lembre-se: faça uma mudança e analise os resultados. Se você modificar várias coisas, não saberá qual delas funcionou.

Agora que você já sabe o que é CTA, siga os conselhos que oferecemos e você aumentará sua taxa de cliques. Diga-nos, que outras frases você usaria em seus CTAs? 

Sugestão de leitura: 7 dicas para escrever títulos atraentes para seu blog