(+351) 91686.0708 / (31) 99798-2208 WhatsApp renatacrispadua@gmail.com
Escolha uma Página

Durante uma entrevista, a autoconfiança é a chave para o sucesso. O ideal é mostrar ao entrevistador que confia em suas habilidades e se considera o candidato perfeito para o cargo. Embora mostrar confiança sob pressão não seja fácil, também não é impossível. 

Confira abaixo seis dicas importantes que o ajudarão a ter autoconfiança e se sair bem em sua entrevista. 

1. Não deixe nada ao acaso

Você deve se preparar para a entrevista de emprego, a fim de manter os “nervos” ao mínimo possível durante o dia. Fazer isso de forma eficaz será fácil se você seguir estas etapas:

  • Compile todas as informações relevantes sobre a empresa para a qual deseja trabalhar. Reserve um tempo para olhar o site da empresa e navegar em suas páginas de mídia social. Será extremamente útil para você saber os principais dados relacionados ao cargo para o qual se candidatou.
  • Reveja o seu currículo e tente antecipar quaisquer perguntas que o entrevistador possa lhe fazer. Por exemplo, você deve estar pronto para falar sobre você, para explicar qualquer período de inatividade em sua história de carreira ou se está voltando a trabalhar como empregado após ter trabalhado por conta própria e para discutir expectativas salariais. Preparar respostas claras o impedirá de ficar em branco.
  • Tente ser natural. Não se trata de aprender de cor o que você gostaria de dizer e recitá-lo como um papagaio. Agir com naturalidade e confiança é vital em qualquer entrevista, então tente encontrar um equilíbrio.
  • Não negligencie os detalhes técnicos. Verifique o endereço do local da entrevista e o horário para decidir o melhor caminho a seguir e quanto tempo você precisa para chegar pontualmente. Qual é a estação de metrô ou ponto de ônibus mais próximo, ou onde é o lugar mais conveniente para estacionar? Isso o ajudará a manter a calma e a estar preparado para quaisquer dificuldades de última hora.

Lembre-se de que seu objetivo é tentar eliminar contratempos inesperados e chegar à entrevista com autoconfiança.

2. Mude seu ponto de vista

O medo de ser mal julgado costuma ser a principal causa de insegurança durante uma entrevista. A falta de autoconfiança, os problemas pessoais ou a preocupação de que candidatos rivais sejam mais competentes podem paralisar você no momento menos oportuno.

Quando esses pensamentos passarem por sua mente, concentre-se no fato de que, se o recrutador o chamou para uma entrevista, é precisamente porque você se encaixa no perfil de trabalho que a empresa está procurando.

Certifique-se de ter algo diferente e valioso para contribuir. Em seguida, relaxe e confie em suas habilidades. Será mais fácil se:

  • Você considera a entrevista como uma oportunidade para obter mais informações sobre o trabalho, e não como um teste. Isso o ajudará a decidir se o cargo realmente atende às suas necessidades e se é o que você está procurando em termos de desenvolvimento de carreira.
  • Você pensa na entrevista como se fosse um encontro entre profissionais, independentemente da sua experiência. Isso não apenas tira a pressão, mas o ajudará a equilibrar a relação entrevistador-entrevistado. Comece por se considerar alguém valioso e autoconfiante, com muito a contribuir para a empresa!

3. Descanse o suficiente

Dormir o suficiente é essencial para um bom desempenho, então tente descansar um pouco na noite anterior à entrevista para evitar que os nervos lhe preguem uma peça. Para fazer isso, certifique-se de que seu ambiente seja ideal para uma boa noite de sono:

  • O quarto deve estar escuro o suficiente.
  • Desligue seu telefone celular.
  • Evite estimulantes como cafeína e álcool.
  • Passe a última hora do dia lendo um livro ou revista para distraí-lo de pensamentos negativos.

4. Contagem de primeiras impressões

As roupas que você veste são importantes. Escolha uma roupa que reflita a filosofia e o estilo da empresa, mas também certifique-se de se sentir confortável:

  • Não finja ser alguém que não é, pois, seu desconforto será notado. Isso terá um impacto negativo no fluxo da entrevista.
  • Basta você adaptar seu estilo ao da empresa. Você está se candidatando a um cargo em um banco? Considere usar um terno. Se for um ambiente de empresa mais descontraído, você pode se vestir de maneira mais casual. Use o bom senso e tudo ficará bem.

5. Mantenha o foco

Quando enfrentamos situações difíceis, tendemos a nos distrair para não termos que sair da nossa zona de conforto. No entanto, em um momento crucial como uma entrevista de emprego, distrair-se atrapalhará sua autoconfiança. Manter o foco é uma habilidade que exige treinamento e que você pode fortalecer. Aqui estão alguns truques para alcançá-lo:

  • Concentre-se no agora. Pense no que você está fazendo e dizendo a cada momento e evite pensamentos fora da conversa, como “estou indo bem?” ou “eles notarão que estou nervoso?”
  • Mantenha uma linha lógica de pensamento e não pule de um tópico para outro, a menos que seja orientado pelo recrutador. Uma sensação de calma em suas respostas demonstrará calma e estrutura em seus pensamentos.
  • Se você perder o foco, encontre-o novamente. Não se sinta sobrecarregado se um pensamento negativo de repente passar pela sua mente ou se você se distrair com algo que não tem nada a ver com a entrevista ou as perguntas que estão sendo feitas. Em vez disso, respire fundo e volte ao ponto em que estava.
  • É proibido olhar para o seu celular ou relógio. Isso mostra falta de interesse, portanto, mantenha seu celular no modo silencioso. Também recomendamos que você evite verificar seu e-mail ou redes sociais antes da entrevista, para manter o estresse sob controle.

6. Lembre-se, é tudo relativo

Frequentemente, reagimos mal a desafios ou conflitos, mas aprender a colocar as coisas em perspectiva pode ser a chave para sair vitorioso. Pergunte a si mesmo: qual é a pior coisa que pode acontecer se tudo der errado? Em seguida, respire fundo e mantenha seu senso de humor. Adapte-se à situação e às circunstâncias.

  • Se algo der errado, não exagere. Analise seus erros e use-os como ferramentas para o futuro. Mesmo que tenha dado errado na entrevista em geral, reagir da maneira certa será de grande ajuda.
  • Concentre-se no que você deseja, sem se deixar dominar pelo medo. Frequentemente, nossas próprias inseguranças nos impedem de alcançar nossos objetivos.

Quando confrontado com um momento crucial, como uma entrevista de emprego, é importante dar um passo para trás e olhar para sua vida em perspectiva. Certamente você superou obstáculos mais sérios do que esta entrevista? Arme-se com coragem e enfrente o momento com entusiasmo e autoconfiança.

Leia também: 11 principais habilidades de trabalho que os empregadores desejam em 2021