(+351) 91686.0708 / (31) 99798-2208 WhatsApp renatacrispadua@gmail.com
Escolha uma Página

Ao olharmos para 2021, sabemos de uma coisa com certeza — 2020 virou o mundo do trabalho de ponta-cabeça. Com uma pandemia global criando e aplicando novas estratégias para manter as rodas girando, o trabalho remoto se tornou a norma. 

Algumas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto e o manterão em tempo integral, enquanto outras esperam voltar a trabalhar no local novamente em 2021. No entanto, a mudança para o trabalho remoto ensinou-lhes muitas lições sobre o que é necessário para fazer um ótimo funcionário no novo normal.

Se você está procurando uma maneira de se diferenciar dos demais candidatos durante sua próxima procura de emprego, precisa pensar além do seu diploma e das suas certificações e nas melhores habilidades profissionais que os empregadores desejam em 2021. 

A maioria das pessoas que se candidatam a uma posição tem o treinamento necessário para fazer o trabalho. Mas muitos gerentes de contratação concordam que são suas habilidades pessoais que podem colocá-lo no topo da lista. Dito isso, existem algumas habilidades difíceis que podem melhorar seu jogo profissional também — especialmente nos próximos anos.

Enquanto você se prepara para testar o mercado de trabalho esse ano, aprimore essas 13 habilidades que os recrutadores e gerentes de contratação estarão procurando nos melhores candidatos. 

1. Aprendizagem contínua

Os dias de conseguir um emprego e simplesmente entrar e sair acabaram. Se você quiser progredir, precisa abraçar o aprendizado contínuo. Ao melhorar seu conjunto de habilidades, sejam elas soft skills (habilidades pessoais que um profissional possui) ou hard skills (capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas), você aumenta suas chances de melhorar sua trajetória de carreira. 

Os empregadores adoram ouvir que os candidatos gostam de aprender porque isso é necessário em um mundo de negócios onde mudanças e crescimento estão acontecendo a uma velocidade notável. Aqueles que não aceitam aprender coisas novas serão deixados para trás. 

2. Gerenciamento de tempo

O gerenciamento do tempo sempre foi importante, mas com a aceitação do trabalho remoto, é mais importante do que nunca. Isso significa que seus empregadores precisam confiar que você pode administrar seu tempo e realizar seu trabalho sem que ninguém fique olhando por cima de seus ombros. Na era atual de smartphones, mídia social e TV, você precisa provar que consegue se concentrar na tarefa e no alvo. 

3. Tomada de decisão

Todo mundo toma decisões, certo? Não exatamente. Para algumas pessoas, a tomada de decisão é dolorosa; eles lutam para ver além de todas as questões: e se fizermos a escolha errada? Valerá a pena o investimento? A equipe estará a bordo? 

Ter a capacidade de avaliar os critérios à sua frente e chegar a uma decisão conclusiva regularmente, mesmo que você esteja errado de vez em quando, o marcará como uma pessoa que faz as coisas acontecerem. Também mostra que você está disposto a correr riscos de vez em quando — e isso também é uma coisa boa.

4. Colaboração

Se você acha que trabalho remoto significa voar sozinho, provavelmente terá uma surpresa. A colaboração está viva e bem, mas agora exige um esforço um pouco mais consciente. Abraçar a colaboração e pensar nisso de forma proativa ao iniciar projetos mostra os gerentes de contratação que, embora você possa estar trabalhando sozinho em sua casa, ainda é um jogador da equipe. 

5. Inteligência emocional

A capacidade de ficar em sintonia com suas próprias emoções, e as emoções das pessoas ao seu redor, é mais valiosa do que nunca e é por isso que é uma habilidade importante para o trabalho em 2021. Os dias de “deixar seus problemas na porta ao fazer login para trabalhar” são se foi. Desde reconhecer suas próprias emoções até ter empatia pelas emoções de seus colegas de trabalho e clientes, a inteligência emocional o ajudará a ser uma “pessoa sociável”, sem precisar ser extrovertido.

6. Criatividade e resiliência

2021 será um momento de mudança e crescimento, e isso significa que ter criatividade pode colocá-lo no assento do motorista para encontrar soluções e novas ideias que movem a agulha para sua empresa. Resiliência anda de mãos dadas com criatividade. 

Às vezes, novas ideias não funcionam imediatamente — ou não funcionam — e ser capaz de se recuperar de um contratempo com melhorias e novas ideias mostra aos empregadores que você manterá a empresa deles em movimento. 

7. Adaptabilidade

Você percebeu que as coisas estão mudando mais rápido do que nunca? Conforme a tecnologia evolui, encontramos novas maneiras de usá-la. Isso significa o velho “Sempre fizemos assim!” atitude nada mais é do que um peso morto em sua carreira. 

8. Gestão de Mudanças

Como observamos acima, as coisas estão mudando mais rápido do que nunca e, às vezes, isso pode ser difícil para os funcionários. Ter um talento especial para gerenciamento de mudanças, seja para lidar com as mudanças por conta própria ou ajudar a orientar equipes inteiras em novas diretrizes, é uma ótima maneira de se tornar uma parte insubstituível de quase qualquer organização. 

9. Mentalidade de Coaching

Cada vez mais, o sucesso tem menos a ver com a agressividade com que você tenta impulsionar sua própria carreira e mais com a forma como você ajuda as pessoas ao seu redor. De seus chefes a seus subordinados diretos, ter uma mentalidade de coaching significa que você busca tornar as pessoas ao seu redor melhores. Pense nisso – quem não quer trabalhar com (ou para) uma pessoa assim?  

10. Gerenciamento de projetos

Compreender o escopo completo de seus projetos e ser capaz de gerenciá-los desde o conceito até a conclusão

será uma habilidade crítica em 2021. Com o surgimento de trabalhos mais remotos, é mais difícil para o gerenciamento controlar todos os projetos em andamento, portanto, ter funcionários qualificados em gerenciamento de projetos facilita suas vidas. Ele também prepara você para ajudar outras pessoas e, possivelmente, assumir uma função gerencial própria.

11. Conhecimento de novas mídias sociais e digitais

Goste ou não, a mídia digital está comandando o show atualmente. Se você deseja competir no mercado de trabalho, precisa pelo menos estar ciente do que está lá fora, como funciona e que tipo de público tem. Estamos além de apenas Facebook, Linkedin e Twitter atualmente (mas não os negligencie!). Embora possa ser confortável manter o que você conhece e ignorar os recém-chegados, essa mentalidade vai deixar você e seu currículo na poeira – especialmente à medida que entramos na nova década. 

Essas dicas foram uteis para você? Eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto. E se você precisa de artigos para o seu blog, fale comigo! Será um prazer trabalhar com você!